museudamarioneta.pt
A A

Escolha de idioma

Pesquisa no site

Pesquisa

Colecções

O Museu da Marioneta, inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro de marionetas, apresenta os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.
O seu espólio ilustra as diferentes formas teatrais que derivam de tradições antigas ou emergem de procuras artísticas contemporâneas, explorando novas formas, novos materiais e novas técnicas.
Para além de uma das mais significativas e completas colecções de marionetas tradicionais portuguesas, acolhemos, em depósito, a excepcional e vasta colecção de marionetas e máscaras do sudeste asiático e africanas do coleccionador Francisco Capelo, com exemplares de excepcional qualidade de máscaras e marionetas orientais, de Java, Bali, Sri Lanka, Birmânia, Tailândia, Índia, Vietname, China, mantendo os núcleos das mais significativas famílias de marionetas europeias e brasileiras.
Sobre a marioneta portuguesa quisemos destacar os seus momentos mais marcantes: de um teatro rural, de características marcadamente populares, de um universo de feira e pavilhões ambulantes, passando por um teatro urbano, já com preocupações estéticas e didácticas, até um teatro erudito, contemporâneo, de que são exemplo as Marionetas de S. Lourenço que fizeram reviver uma tradição portuguesa, setecentista, de teatro e ópera, magnificamente expressa na obra de António José da Silva.


 

Glossário dos termos mais frequentes

Morada do museu

Convento das Bernardas - Rua da Esperança, n° 146, 1200-660 Lisboa | t +351 213 942 810 | f +351 213 942 819

Mais opções