Oficina de construção de marionetas em fibra de vidro

Oficina orientada por José Carlos Barros, um dos mais originais criadores de marionetas do século XX, e um dos primeiros a utilizar a fibra de vidro.

No âmbito na exposição A REVOLUÇÃO DAS MARIONETAS │1970-1980, onde se apresenta um importante conjunto de marionetas em fibra de vidro, da autoria de José Carlos Barros, o Museu da Marioneta organiza, sob orientação do autor, uma oficina de construção de marionetas em fibra de vidro.

Nos 10 dias de oficina, o participante vai familiarizar-se com o conhecimento e a destreza necessários para criar uma marioneta em fibra de vidro.

A partir de um projeto, que dará forma a uma base modelada em barro, gesso ou pasta de papel e cola, o participante vai ao encontro dos processos e possibilidades de utilização dos vários materiais estruturais inerentes à técnica da fibra de vidro. Serão igualmente abordadas as questões da forma, proporção, fisionomias, bem como as técnicas inerentes à especificidade de uma marioneta de manipulação por fios.

O objetivo da oficina é a criação de uma marioneta coletiva, de manipulação por fios, com uma dimensão à escala humana real, totalmente construída em fibra de vidro. O trabalho final – a marioneta – integrará o acervo do Museu da Marioneta, ficando disponível para manipulação por parte dos visitantes do Museu.

Inscreva-se aqui.

Sobre o orientador

José Carlos Barros é cenógrafo, aderecista, marionetista, e um extraordinário inventor de objetos.

Foi aderecista no teatro Nacional Dona Maria, Diretor do Teatro Trindade e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde coordenou o curso de Design de Cena. Mais especificamente na área das marionetas, fundou o Grupo de Teatro Perna de Pau, foi um dos fundadores da Associação Cultural Marionetas de Lisboa e fundador da Associação Cultural Criadores de Imagens Teatro de Marionetas. É um dos mais originais criadores de marionetas do século XX, com uma vasta experiência em várias áreas das artes plásticas e na construção de marionetas em técnicas e materiais muito diversos. É um privilégio ter no Museu uma oficina orientada pela sua mestria e conhecimento.