Europa

Na Europa o desenvolvimento tecnológico e o pensamento racionalista não permitiram a cristalização dos antigos costumes e crenças, ao contrário da Ásia onde a marioneta preserva a estrutura narrativa herdada do período da mitologia épica.
Da estatuária animada da antiga Grécia aos presépios com figuras mecânicas utilizados pela igreja, dos salões aristocráticos ao teatro popular, do teatro literário e artístico à educação pela arte, a marioneta assume vários papeis e desempenha funções muito diversificadas.
Podemos, sem grande margem de erro, afirmar que na Europa, o século XVII vê o teatro de marionetas expandir-se, tornando-se um espectáculo de grande aceitação popular.
Tornadas marionetas, as personagens da Commedia dell’Arte obtém enorme aprovação popular e, ainda que concebidos em locais e momentos diferentes, mantiveram, até aos nossos dias, a sua existência e identidade de base. É a história do Pulcinella italiano que se tornou Polichinelo e Guignol (França), Punch e Judy (Inglaterra), Polichinelo, Kasperl (Alemanha e Áustria) que substitui o Tradicional Hanswurst “João Salsicha”, Petrouchka (Rússia), Kasparek (Praga), Don Cristobal (Espanha) e D. Roberto (Portugal)…
Estas representações de marionetas de luva, essencialmente dedicadas a um público popular, conseguiam, com frequência escapar à dura censura a que eram sujeitos, ao recorrerem a diálogos improvisados, dificilmente submetidos a controle prévio.

Ler Mais

Filtrar Colecções

Acem

Autor:
Emin Senyer
País:
Turquia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de camelo, tinta e fio de nylon
Dimensões:
34.0 x 12.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MM1392

Amone – Col. Francisco Capelo

País:
Itália
Técnica de manipulação:
Vara por cima
Material de construção:
Ferro, madeira, tecido, plumas, fio de algodão, tinta e plumas.
Dimensões:
1.0 x 1.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MMD1969

Arap

Autor:
Emin Senyer
País:
Turquia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de camelo, tinta e fio de nylon
Dimensões:
37.0 x 12.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MM1390

Arnavut

Autor:
Emin Senyer
País:
Turquia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de camelo, tinta e fio de nylon
Dimensões:
33.0 x 20.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MM1388

Astolfo – Col. Francisco Capelo

País:
Itália
Técnica de manipulação:
Vara por cima
Material de construção:
Ferro, madeira, tecido, plumas, fio de algodão, tinta e plumas.
Dimensões:
1.0 x 1.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MMD1968

Avó

País:
Alemanha
Técnica de manipulação:
Luva
Material de construção:
Madeira, tinta e tecido
Dimensões:
25.0 x 18.0 x 3.0 (Altura x Largura x Profundidade)
Nr de inventário:
MM1696

Ayvaz Serkis

Autor:
Emin Senyer
País:
Turquia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de camelo, tinta e fio de nylon
Dimensões:
32.0 x 10.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MM1389

Beberuhi

Autor:
Emin Senyer
País:
Turquia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de camelo, tinta e fio de nylon
Dimensões:
28.0 x 10.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MM1387

Bruxa

País:
Alemanha
Técnica de manipulação:
Luva
Material de construção:
Madeira, tinta e tecido
Dimensões:
25.0 x 18.0 x 3.0 (Altura x Largura x Profundidade)
Nr de inventário:
MM1695

Bruxa II

Autor:
Emin Senyer
País:
Turquia
Técnica de manipulação:
Sombra
Material de construção:
Pele de camelo, tinta e fio de nylon
Dimensões:
26.0 x 25.0 (Altura x Largura)
Nr de inventário:
MM1386

Cabeça de Diabo

País:
Alemanha
Técnica de manipulação:
Luva
Material de construção:
Madeira, tinta e recido
Dimensões:
6.0 x 4.0 x 4.0 (Altura x Largura x Profundidade)
Nr de inventário:
MM1705

Cabeça de Rainha

País:
Alemanha
Técnica de manipulação:
Luva
Material de construção:
Madeira, tinta e tecido
Dimensões:
7.0 x 5.0 x 5.0 (Altura x Largura x Profundidade)
Nr de inventário:
MM1703