Japão
Surgido no século XIV, o teatro Nô foi directamente influenciado pelos princípios do budismo Zen: simplicidade, contrição, discrição. Nô significa, literalmente, talento.
É o actor principal – shite – que usa as máscaras das diversas personagens: homens ou mulheres, guerreiros ou deuses, demónios ou animais. As suas capacidades performativas obedecem a regras precisas de recitação, dança, mímica e música, todas elas descritas nos textos Nô.
As máscaras indiciam a presença de deuses e são honradas em rituais antes de serem utilizadas. A expressão congelada que manifestam é aparente: na verdade, a sua construção obedece a normas precisas que garantem que, consoante a iluminação e perspectiva do observador, a máscara seja capaz de transmitir diferentes emoções. Através dos seus movimentos lentos, precisos e subtis, a função do actor é, precisamente, ajudar o público a descodificar o sentimento que a máscara pretende transmitir a cada momento, em função do texto que está a encenar.
Máscara do Teatro Nô
- País:
- Japão
- Material de construção:
- Madeira
- Dimensões:
- 22.0 x 13.0 x 6.0 (Altura x Largura x Profundidade)
- Nr de inventário:
- 824
Máscara do Teatro Nô – Col. Francisco Capelo
- País:
- Japão
- Material de construção:
- Madeira e pigmentos
- Nr de inventário:
- MMD1953
- Autor:
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- País:
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- Técnica de manipulação:
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