3 PERFORMANCES PARA MICROFONE Andresa Soares
O microfone é um ser complexo, sensível, por vezes incontrolável e com inúmeras possibilidades de relação.
Partindo da experiência iniciada com a performance Combustão (cerca de 15 min), 3 Performances para microfone é um projecto em três performances de curta duração em que se explora diferentes relações com um mesmo objecto – o microfone – que propõem diferentes explorações da palavra, do som e da fisicalidade associada a cada situação.
COMBUSTÃO é um processo de queima de ideias através de uma corrida em velocidade na qual se percorrerá, em 15 min, 8,3 Km de pensamento. O fim desta corrida é perfeitamente igual ao seu começo – a fuga. A constante derrapagem que a caracteriza acontecerá na área de 0,20 m2 e não haverá qualquer direito a argumentação.
PAS DE DÓ um pas de deux com um micro? Será fiável? Olhar-me ao espelho através das minhas palavras? O micro é um espelho que atentamente me olha e a voz a imagem que constantemente me trai.
PÊNDULO certa vez, na apresentação de um espectáculo, libertei um micro pendurado na teia. Ele pendulou e atingiu-me certeiro no meio da testa como resposta à liberdade dada. Era uma estreia. Ficou em falta a retaliação. Vou-vos contar uma história: certa vez alguém…
Concepção/texto/performance: Andresa Soares
Colaboração dramaturgica/instalação sonora/desenho de luz: Gonçalo Alegria
Música da performance “Combustão”: Bruno Humberto
Foto: Sara Rafael
Produção: Máquina Agradável