A DOS MANOS TONI RUMBAU - Espanha
Toni Rumbau: Ideia e manipulaçãoLa Fanfarra – Mariona Masgrau: Construção de Marionetas e Encenação
Ténica: Marionetas de luvaPúblico alvo: M8Duração: 50mIdioma: Espanhol
A DOS MANOS é um espectáculo a solo de marionetas de luva criado por Toni Rumbau. Utilizando a linguagem própria do teatro de marionetas popular especialmente inspirado na tradição mediterrânica, cujo maior expoente seria o Pulcinella napolitano. A DOS MANOS pretende desenvolver uma expressão contemporânea da linguagem das marionetas, através do uso do paradoxo, da contradição da surpresa, da irrupção surrealista, e uma temática que tem a ver com opostos do tipo vida/morte, alegria/tristeza ou homem/mulher.
Um espectáculo quase sem texto, em que as poucas palavras existentes dizem-se recorrendo à “palheta”. A música é feita em directo na linha do one-man-show. O uso da “palheta” constituí um dos maiores atrativos deste espectáculo, dotando-o de uma extraordinária força e vitalidade. Toni Rumbau aprendeu o seu uso com marionetistas portugueses e ingleses, conseguindo alcançar um grande domínio do mesmo. Através de técnicas vocais e respiratórias, conseguiu cantar com a “palheta”, algo extremamente raro.
A DOS MANOS é um espectáculo da Companhia La Fanfarra que mais viajou no estrangeiro. Participou em numerosos festivais internacionais de marionetas e foi aplamado pelo público de todo o mundo, em países como a China, Egipto, Israel, Rússia, Turquia, Libano, Paquistão, Índia, Chipre, Noruega, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, França, Itália, Alemanha, Áustria, Suíça e Espanha.
Ciclo: FIMFA LX7 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas