A SOMBRA E OS SEUS TEATROS MARIONETAS DE SOMBRA DA ÍNDIA, INDONÉSIA E TAILÂNDIA
O teatro de sombras é uma arte milenar de contar histórias e uma das formas mais conhecidas do teatro de marionetas. A animação das personagens é garantida pelo movimento das marionetas e da fonte de luz e as imagens produzidas podem ter diversas cores e detalhes.
É no Oriente, em particular no sudeste asiático, na Índia e em outras partes da Ásia, que o teatro de sombras tem raízes mais profundas, mantendo-se uma tradição bem viva ainda hoje e classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
A importância do teatro de sombras vai, aqui, muito além do seu carácter lúdico; as sombras têm uma função religiosa e social, associadas ao mundo espiritual, ao cumprimento de votos e aos principais acontecimentos da vida. Determinadas marionetas são consideradas sagradas, podendo ser usadas para prever o futuro, marcar os limites das aldeias ou mesmo produzir água benta.
Os espectáculos decorrem geralmente na rua e podem durar a noite inteira.
Nesta exposição, tratamos o universo dos teatros de sombras das regiões da Índia, Indonésia e Tailândia, com repertórios que se se baseiam nos dois grandes épicos da literatura hindu – o Ramayana e o Mahabharata – e que por isso se assemelham.
Pelo contrário, quando consideramos as marionetas, os espectáculos e forma de manipulação e interpretação, as diferenças entre esses teatros de sombras são acentuadas, com linguagens e estéticas distintas em cada região, o que facilita a respectiva identificação geográfica. Acresce que o repertório é também ajustado, com as regiões a incluírem e adaptarem lendas e usos locais.
Num percurso dirigido pelas principais personagens dos referidos poemas épicos hindus, a exposição A SOMBRA E OS SEUS TEATROS explora as diferenças e semelhanças nos teatros de sombras da Índia, Indonésia (Java e Bali) e Tailândia.