Festivais

ALMINHAS – PETITES ÂMES LÀ OÙ - MARIONNETTE CONTEMPORAINE - PAULO DUARTE - França

Horário: 6 de Maio – 23h30 e 00h15 / 7 e 8 de Maio – 23h00 e 23h45
Público-alvo: M/8Duração: 30 min.Idioma: Sem palavrasTécnica: Marionetas e vídeo  
Paulo Duarte também faz parte da história do FIMFA, apresentando os seus preciosos espectáculos quando ainda fazia parte do colectivo Pseudonymo e numa residência artística realizada no âmbito do FIMFA Lx5, no Espaço do Tempo, Montemor-o-Novo.
Através deste espectáculo de pequenas formas, Paulo Duarte propõe um universo poético e visual que toca e interroga as formas de como se cria a recordação. Os jogos de percepção e de experiências visuais levantam a questão da subjectividade da memória. Como se formam as recordações? Como diferem? Como é que um mesmo acontecimento se pode recontar e transformar-se?
“Alminhas”: a expressão popular portuguesa designa um monumento à beira dos caminhos que marca um acontecimento. Na expressão “Alminhas”, a metáfora do caminho traz o movimento, o fulgor do pensamento e a recordação em transformação, a imaginação em marcha.
No espaço cénico, metáfora de um altar anónimo, uma personagem movimenta-se pelas suas próprias memórias. A utilização de programação vídeo permite-lhe o confronto com as suas próprias memórias: as do passado e as do presente. As imagens registadas durante a representação são difundidas em diferentes momentos do espectáculo, de forma a criar distúrbios ligados à sua memória: o que acaba de ver é modificado (de sentido e de espaço) pela projecção.
Concepção, cenografia e actor-manipulador: Paulo Duarte Encenação: Paulo Duarte e Renaud Herbin Colaboração: Julika Mayer
Ciclo: FIMFA LX10 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas