Espetáculos

Hansel e Gretel Red Cloud Teatro de Marionetas

Que motivos teve a Bruxa para se esconder na floresta? Hansel e Gretel combina tradição e contemporaneidade para explorar questões atuais. Partindo do conto homónimo dos irmãos Grimm, o espetáculo reinterpreta a jornada transformadora dos protagonistas e questiona o significado de «Bruxa» e a sua associação ao género feminino.

Com este espetáculo, a Red Cloud Teatro de Marionetas procura fomentar uma reflexão consciente sobre a essência das coisas e dos desejos, através de uma experiência participativa, imersiva e lúdica, destinada a públicos infantojuvenis e adultos. A proposta explora o poder simbólico das imagens como veículo de significados e de estímulo ao pensamento. Esta nova criação desafia também as convenções espaciais, rompendo com a tradicional relação entre plateia e palco. O espetáculo move-se entre o público, e o público, por sua vez, atravessa o palco. A base exploratória desta criação assenta em conceitos como imersão, instalação, vídeo e animação, participação do público, desigualdade de género, condição social e humana, e o arquétipo das “bruxas”. Esteticamente, situa-se entre tradição e contemporaneidade.

Classificação etária: M/6

Bilhetes disponíveis aqui.
E na bilheteira do Museu.

Ficha Técnica

Direção artística Sara Henriques e Rui Rodrigues Encenação Sara Henriques Desenho Engenharia Cénica e Construção de Marionetas Rui Rodrigues Texto, dramaturgia, interpretação e manipulação Sara Henriques Música e interpretação ao vivo Pedro Cardoso Assistência de encenação e vídeo João Garcia Neto Assistência de produção e palco Ana Gavina Apoio ao movimento Paula Moreno Desenho cénico Sara Henriques e Rui Rodrigues Ilustração João do Vale Média arqueologia, animação, modelação 3D e consultoria Jorge Duarte Sá Animação 2D Fernando Sousa Desenho de luz Felipe Silva e Rui Rodrigues Desenho de Figurinos Pedro Ribeiro Produção Red Cloud Teatro de Marionetas Coprodução Teatro Aveirense, Câmara Municipal de Aveiro Apoio Direção Geral das Artes / Governo de Portugal Parceria estratégica Tecnologias Imaginadas e Propsallprops Sinergia Oficina de Reparações – IV Encontro de Cultura Visual