Festivais

MÃE PRETA ESTE - Estação Teatral da Beira Interior

28 de Agosto de 2005 – 18h00
Nuno Pioa Custódio – Texto, Encenação e MáscaraSandra Horta – Versão DramatúrgicaMarta Carreiras – FigurinoNuno Elias – AdereçoPedro Fino – Montagem e IluminaçãoNey Tavares – Música originalAntónio Supico – FotografiaRosa Filipe – CostureiraAlexandre Barata e Ana Filipa Trindade – ProduçãoJosé Emílio Martins – MúsicoSandra Horta – Interpretação
“Mãe Preta” é um espectáculo criado a partir de uma história verídica contada oralmente por Ney Tavares num café do Mindelo (Cabo Verde), com texto e encenação de Nuno Pino Custódio e interpretação de Sandra Horta.
A partir de um universo distinto, de uma realidade outra, neste caso a de uma ilha pobre perdida no oceano, a ESTE – Estação Teatral da Beira Interior pretende confrontar de uma forma despretenciosa e directa os seus espectadores com um conjunto de valores fundamentais a um viver em sociedade, tais como, o ter e o ser, o isolamento e a comunicação ou tão simplesmente a gestão da partilha, da necessidade do dar e do receber, num prazer que se conquista do contacto entre os seres de toda a comunidade. Esta é no fundo a própria história de um espectáculo de teatro onde actores e espectadores colaboram na criação de um encontro único, irrepetível, mágico.
“Mãe Preta” é tão-só a história de uma mãe que, na precaridade e preciosidade da vida, procura arranjar alimento para o seu filho. Construído a pensar na especificidade de públicos que a ele irão assistir, “Mãe Preta” conta com duas versões: uma para infância, direccionada a grupos escolares organizados e uma segunda versão para público em geral.
Ciclo: IV Festival Internacional de Máscaras e Comediantes