“NOPEUSSOKEUS – SPEED BLINDENESS” WHS - KALLE HAKKARAINEN - Finlândia
Técnica: Objectos, vídeo, magia, dança Público-Alvo: M/10 Duração: 35 min. Idioma: Sem palavras
Concepção, Encenação e Interpretação: Kalle Hakkarainen Música e desenho de som: Samuli Kosminen Desenho de Luz: Meri Ekola, Ainu PalmuTexto: Harry Salmenniemi Consultor coreográfico: Jyrki Karttunen Figurinos: Mila Moisio, Kaisa Rissanen Adereços: Kalle Hakkarainen, Juha Pakarinen, Timo Weman Programação e desenho de projecção: Kalle Hakkarainen Filmagem de alta velocidade: Teemu Liakka Fotografias: Petri Virtanen
“Nopeussokeus – Speed Blindeness” recorda-nos o universo surreal de David Lynch. É uma peça atmosférica sobre a luta de um condutor para se manter acordado durante a condução virtual de um automóvel. Árvores, casas, campos – o passar do tempo.
Sente-se no ar a potencial colisão, o choque, o perigo e a morte. O vídeo é utilizado escrupulosamente e a sincronização é perfeita. O forte universo sonoro nasceu da caneta de Samuli Kosminen.
“Nopeussokeus – Speed Blindeness” é ‘nova magia’. Um espectáculo inovador que descreve o que se passa nos longos segundos em que um corpo e uma máquina colidem. Procura estabelecer novas relações entre o cinema e a magia cénica, ao recriar no palco de um teatro cenas que só encontramos em imagens estáticas ou em câmara lenta, oferecendo ao espectador uma nova perspectiva sobre a magia. Kalle cria uma tensão hipnótica e analisa novas formas de expressão fornecidas pelo vídeo e as suas capacidades relacionadas com o tempo e o espaço.
Têm de ver com as vossas mentes abertas e vão ver que vão sair fascinados e absolutamente confundidos com o que se passou em palco! Como é que são feitas aquelas imagens?
Ciclo: FIMFA LX11 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas