Espetáculos

POSSO IR VER-ME AO ESPELHO? Paródia do mito de Narciso

Como criar um espetáculo com marionetas? Qual a inspiração? Qual a sua relação com a música? Como dar vida a estas personagens? Onde as situar?

O espetáculo de marionetas Posso ir ver-me ao espelho? (Paródia do mito de Narciso), foi criado pelo grupo de alunos do 9º ano da Escola Profissional da Metropolitana, no âmbito do Museu à Medida.

Inspirados no clássico mito de Narciso, 17 alunos realizaram um projeto teatral, desde a ideia à concretização do espetáculo. Ao longo de 7 meses, os alunos trabalharam em grupo, cada um correspondendo a uma função específica. Os futuros instrumentistas colocaram-se no papel de uma companhia de teatro em que, multidisciplinarmente, se envolveram na produção do espetáculo – na escrita do texto dramático, na criação das marionetas e sua interpretação, nos figurinos, na pintura de cenários e na composição musical.

Baseado numa história clássica, este espetáculo não poderia ser mais moderno. Os jovens artistas aventuraram-se na produção de um espetáculo em que o confronto das diferentes sensibilidades em todo o processo de criação artística, foi para todos desafiante. A música, o teatro e as marionetas confluem para criar o todo que hoje se apresenta.

Afinal as musas continuam presentes e todos nós temos um quê de narcisismo. Fica o mito intemporal para reflexão sobre a natureza humana.

 

 

O Museu à Medida é uma proposta multidisciplinar que se articula com o currículo das mais variadas disciplinas dos vários ensinos. Proporciona o contacto com o universo do teatro de marionetas, através da realização de trabalhos em contexto educativo ao longo do ano letivo. Este programa propõe o desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares através da utilização e exploração das várias linguagens artísticas em que a marioneta é protagonista, promovendo uma maior aproximação entre o Museu e a comunidade escolar.

 

Ficha técnica

Serviço educativo do Museu da Marioneta Filipa Camacho (coordenação), Antónia Alves, Joana Braz, Pedro Valente e Rafael Bicho Direção Técnica Rui Seabra Professoras Inês Manso, Lino Guerreiro e Marta Domingos Alunos do 9º ano Pedro Borges, Ana Bianchi, Pedro Pousadas, Tomás Alony, António Pereira, Lude Ding, Margarida Meirinho, Miguel Sequeira Santos, Pedro Leitão, Matilde Corrêa Mendes, Gabriel Machado, Lucas Bastos, Manuel Dias, Rafael Oliveira, Diogo Neto Silva, Duarte Teixeira, Íris Matos