Workshop O ACTOR FACE AO OBJECTO Agnès Limbos - Cie Gare Centrale (Bélgica)
Uma parceria Museu da Marioneta / C.A.M.a – Centro de Artes da Marioneta
Coordenação: Agnès Limbos – Cie Gare Centrale (Bélgica)Destinatários: Marionetistas, actores, encenadores, músicos, bailarinos e artistas plásticosMáx. participantes: 12Idioma: Inglês, Francês e EspanholLimite de inscrição: 10 de Setembro
A principal característica de um Laboratório é a experimentação: ir para além dos limites do que conhecemos e aventurarmo-nos intuitivamente em zonas obscuras que abalam as escalas de valor e de grandeza. Vamos compartilhar a nossa viagem, os nossos conhecimentos e encontrarmo-nos. Através da vossa imaginação, curiosidade, experiência, conhecimentos e, por outro lado, de exercícios, improvisações individuais ou colectivas, propomos explorarmos juntos, esta forma especial e singular de teatro, onde o objecto é manipulado à vista, com o actor no centro do espaço. A descoberta de alguns também pertencerá aos outros. O teatro de objectos é um teatro sem bastidores, que utiliza a metáfora, o simbolismo, a sugestão, utilizando atalhos no seu percurso. O teatro de objectos permite contar histórias, mudar rapidamente de lugar, de dimensões, de escalas, de visões e de pontos de vista. Um teatro de autor. O tempo é planeado diariamente para que cada um possa desenvolver a sua própria forma em colaboração com os outros participantes. O workshop dirige-se a actores, marionetistas, artistas plásticos, encenadores, músicos, bailarinos… jovens ou menos jovens. Vamos fazer um armazém onde todo o material que trouxerem será utilizado por todos durante os exercícios, em trabalhos individuais ou de grupo.
“Pessoalmente eu gosto das árvores mortas, dos cavalos de plástico, da areia, mas eu tenho um amigo que adora deixar-se atravessar por um som agudo, um outro que gosta de lançar tintas directamente numa página branca e, ainda um outro, que utiliza o corpo em torção do seu parceiro para contar histórias”.
PROJECTO FUNICULAR: workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes. No final da formação serão organizadas apresentações dos trabalhos realizados. O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem de saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.
Ciclo: Projecto Funicular